Durante a XV Bienal do Livro Rio, de 1 a 11 de setembro, passaram pelo Riocentro, no Rio de Janeiro, 670 mil pessoas, númer..."/>

MINISTÉRIO DA CULTURA, PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO AND SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA PRESENT

COME AND EXPERIENCE
MANY STORIES.

news

XV Bienal do Livro Rio recebe 670 mil pessoas em 11 dias

09/11/2011 em via Fagga | GL exhibitions

Compartilhe:


Durante a XV Bienal do Livro Rio, de 1 a 11 de setembro, passaram pelo Riocentro, no Rio de Janeiro, 670 mil pessoas, número 5% maior do que a visitação registrada em 2009, segundo os organizadores − o Snel (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Fagga | GL exhibitions. O recorde de público de toda a história do evento foi atingido na quarta-feira, feriado de Sete de Setembro, quando 110 mil pessoas visitaram a Bienal ao longo do dia.

O ponto alto desta edição foi, sem dúvida, a diversidade da programação cultural, que este ano teve um investimento recorde de R$ 4,2 milhões (2,5 vezes maior que o da edição de 2009), levando ao Riocentro 113 autores brasileiros (além de 38 mediadores) e 21 estrangeiros – sem contar os 787 que participaram do evento a convite de suas editoras. O resultado foram sessões sempre prestigiadas. Por espaços como Café Literário, Mulher e Ponto, Encontro com Autores, Conexão Jovem e Biblioteca Mirim passaram mais de 18 mil pessoas, comprovando o interesse do público pelas discussões literárias e culturais, grande parte delas voltadas à realidade brasileira − a homenagem ao Brasil, o país do momento, deu o tom à Bienal. Já a Maré de Livros levou mais de 110 mil pessoas a um mergulho no mundo da literatura.

A Bienal abrigou ainda uma série de encontros com profissionais do mercado editorial do mundo inteiro. Participaram das discussões, entre outros, David Naggar, vice-presidente da Amazon, e o Ministro da Educação Fernando Haddad, que debateram temas como os desafios da educação no Brasil, oportunidades no mercado de livros digitais e literatura brasileira no mundo, trazendo ao país representantes da Alemanha e do Reino Unido, sedes de duas das maiores feiras literárias internacionais.

“Ao final destes 11 dias podemos afirmar que a Bienal do Livro Rio 2011 entra para a história como a melhor de todos os tempos”, afirma Sônia Jardim, presidente do Snel. “Uma programação cultural rica e diversificada, eventos voltados para os profissionais do livro e estandes grandiosos garantiram uma visitação recorde. Autores dos mais diversos perfis circularam pelos nossos corredores, trazendo um brilho inigualável ao evento”, completa.

Já Arthur Repsold, presidente da GL events Brasil, holding da qual faz parte a Fagga | GL exhibitions, ressalta a satisfação do público. “Nossa pesquisa mostra que para 99% dos visitantes a visita valeu a pena, o que é muito gratificante. Além disso, 80 mil professores visitaram, gratuitamente, a Bienal deste ano, um número 15% maior que a edição de 2009.”

Sônia Jardim destaca ainda que 76% dos visitantes compraram livros. “ A média foi de 5,5 exemplares por pessoa. Trata-se de

Use the #EUAMOLER and #BIENALRIO hashtags and share your love for reading.

SPONSOR
entre letras sponsorship
LITERARY CAFÉ OFFICIAL PAPER
OFFICIAL SECURITY
e-commerce
CULTURAL SUPPORT
SUPPORT
digital area support
OFICIAL TRANSPORTATION
media partner
UNIVERSITY SUPPORT
REALIZATION
AGENTS & BUSINESS CENTER
ORGANIZED AND PROMOTED BY
INFORMATION, QUESTIONS AND
CUSTOMER SERVICE:

+55 21 2441-9348
Working hours: 13:00 to 19:00
contato@bienaldolivro.com.br
PRESS:
Approach Comunicação Integrada
21 3461-4616 - Ramal 133
Adriane Constante
bienal@approach.com.br
ADDRESS
Rua Salvador Allende 6.555
Barra da Tijuca · RJ
22783-127 · Brazil