MINISTÉRIO DA CULTURA, PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO AND SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA PRESENT

COME AND EXPERIENCE
MANY STORIES.

news

Cordel narra encontro imaginário de Jon Snow com Lampião no inferno

07/07/2017 em via Folha de São Paulo - Troféu O Prêmio Pólen de Literatura

Compartilhe:


É um encontro entre o pop e a cultura popular. Enquanto os fãs esperam a nova temporada de "Game of Thrones", um cordel inspirado no universo de George R.R. Martin começa a circular na Paraíba.

"A Chegada de Jon Snow ao Inferno", de Astier Basílio, conta o que teria acontecido ao cabra mais valente de Westeros enquanto esteve morto. E, no submundo, o primeiro que ele encontra é Lampião. "O sertão é um Westeros/ Winterfell é o Nordeste", diz o cangaceiro. Com referências da "Divina Comédia", o cordel promove o encontro entre o universo da série e os mitos nordestinos.


Cordel Além do cangaceiro, Jon Snow encontra Ned Stark e outros personagens que já morreram na série. No inferno do cordel, Jon é condenado a ver a cena de sua morte se repetir eternamente.

Josely Vianna Baptista, que apresentará o videopoema "Nada Está Fora do Lugar" em Paraty, fechou uma parceria com a cineasta e ativista Yasmin Thayná para o projeto. Ela vai cuidar da montagem.

A revista "Pessoa", voltada para a literatura em língua portuguesa, terá uma programação própria na festa literária pela primeira vez, em parceria com a Fundação Roberto Marinho e o Futura. Na agenda, estarão autores, editores e jornalistas de países lusófonos.

A programação paralela ganha mais uma casa, a Paratodos, parceria dos selos Demônio Negro e Edith com as editoras Hedra e Nós. Entre os autores convidados, estão Carol Rodrigues e Robson Viturino.

Troféu O Prêmio Pólen de Literatura, que vai selecionar um livro para ser publicado pela Arqueiro, selo da Sextante, recebeu 220 inscrições. O vencedor será anunciado na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que começa em 31 de agosto e vai até 10 de setembro.

Entrevistas A Autêntica lança em breve uma seleção com as melhores entrevistas publicadas na revista "Cult", que comemora seus 20 anos de existência.

Como parte do espólio da Cosac Naify, a Sesi-SP Editora prepara para breve "A Coisa Mais Próxima da Vida", de James Wood, um dos principais críticos literários americanos.

No livro, o crítico da revista "New Yorker" trata das relações entre a literatura e a vida, passando por obras como "O Beijo", de Tchékov, e "Os Emigrantes", de W.G. Sebald. Ao mesmo tempo, a Sesi-SP prepara o relançamento de "Como Funciona a Ficção", também do autor, que havia saído pela Cosac.

Poesia A editora 34 lança, em breve "Esta Vida", uma antologia poética de Raymond Carver, com seleção e tradução do editor Cide Piquet.



Use the #EUAMOLER and #BIENALRIO hashtags and share your love for reading.

SPONSOR
entre letras sponsorship
LITERARY CAFÉ OFFICIAL PAPER
OFFICIAL SECURITY
e-commerce
CULTURAL SUPPORT
SUPPORT
digital area support
OFICIAL TRANSPORTATION
media partner
UNIVERSITY SUPPORT
REALIZATION
AGENTS & BUSINESS CENTER
ORGANIZED AND PROMOTED BY
INFORMATION, QUESTIONS AND
CUSTOMER SERVICE:

+55 21 2441-9348
Working hours: 13:00 to 19:00
contato@bienaldolivro.com.br
PRESS:
Approach Comunicação Integrada
21 3461-4616 - Ramal 133
Adriane Constante
bienal@approach.com.br
ADDRESS
Rua Salvador Allende 6.555
Barra da Tijuca · RJ
22783-127 · Brazil