MINIST√ČRIO DA CULTURA, PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO AND SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA PRESENT

COME AND EXPERIENCE
MANY STORIES.

news

Estrelas da internet ganham destaque em evento liter√°rio e prometem repetir nas prateleiras sucesso que fazem na web

06/08/2017 em via O Globo

Compartilhe:


Eles explodiram na cultura pop brasileira no último ano. Com milhões de espectadores em seus canais do YouTube e no Instagram, os fenômenos das redes sociais foram convocados pelas editoras para repetir nas prateleiras o sucesso que fazem na web. Não à toa, terão destaque na 18ª Bienal do Livro, que acontece de 31 de agosto a 10 de setembro, no Riocentro. Entre as estrelas desta edição, estão Kéfera e Larissa Manoela, ambas com mais de dez milhões de seguidores na web.

— Muitos acham que o celular, a internet e os jogos afastam o jovem cada vez mais da leitura. Mas o que vemos é uma cultura de convergência. O youtuber publica um livro e o jovem que estava afastado desse universo passa a ter o hábito da leitura — explica Tatiana Zaccaro, diretora da Bienal.

Enquanto na edição anterior o espaço dedicado aos jovens tinha capacidade para 90 pessoas, dessa vez a Arena # Sem Filtro, local de bate-papo sobre assuntos de interesse desse segmento, terá 400 lugares.

Com curadoria da cineasta Rosane Svartman, que é roteirista da novela teen “Malhação”, a arena trará em sua programação uma lista de influenciadores digitais, entre eles: Priscila Alcantara, Lucas Rangel, Spok, Malena Nunes e Lelezinha. As autoras internacionais Leysa Rayven e Gayle Forman também estão confirmadas no evento.

Outro nicho que terá destaque na Bienal é o da cultura geek. Capitaneado pelo ilustrador Affonso Solano, o espaço Geek & Quadrinhos promete mostrar que a literatura também pode ser atraente para os aficionados por games, cosplay, animes e mangás.

— Há dez anos, a Bienal recebia muitas crianças, que vinham com os pais ou com visitas escolares, e depois a faixa etária do público dava um pulo para os jovens adultos. Hoje, há uma forte tendência do crescimento do público adolescente — diz Tatiana.

Assim, a Bienal pretende se manter no pódio dos eventos de maior público do Rio. Em 2015, foram 676 mil pessoas, ficando atrás apenas do réveillon e do carnaval em quórum.

Após um 2016 que esteve mais para história de terror do que para conto de fadas, o mercado de livros do Brasil começa a dar sinais de recuperação. De acordo com um balanço divulgado na quinta-feira pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), o setor fechou o primeiro semestre de 2017 com dados positivos tanto em faturamento (alta de 6,59% em relação ao ano anterior) quanto em volume de vendas (crescimento de 5,47%).

Para Marcos Pereira, presidente do sindicato, os novos autores têm papel fundamental na formação de uma nova geração de leitores.

— Não importa se a pessoa está indo à Bienal com o único objetivo de ver uma celebridade do YouTube. O que importa é que estará em contato direto com os livros. Cabe aos autores e editores o desafio de manter esse público no mundo das letras — afirma.

Transporte

O BRT é a forma indicada pela organização do evento como a mais fácil. A estação Riocentro fica bem em frente ao centro de convenções onde a Bienal é realizada.

Ingressos

A entrada custa R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia). Criança com menos de um metro de altura não paga. Pode ser comprado na bilheteria ou no site bienaldolivro.com.br. Autores também estão isentos.



Use the #EUAMOLER and #BIENALRIO hashtags and share your love for reading.

SPONSOR
entre letras sponsorship
LITERARY CAF√Č OFFICIAL PAPER
OFFICIAL SECURITY
e-commerce
CULTURAL SUPPORT
SUPPORT
digital area support
OFICIAL TRANSPORTATION
media partner
UNIVERSITY SUPPORT
REALIZATION
AGENTS & BUSINESS CENTER
ORGANIZED AND PROMOTED BY
INFORMATION, QUESTIONS AND
CUSTOMER SERVICE:

+55 21 2441-9348
Working hours: 13:00 to 19:00
contato@bienaldolivro.com.br
PRESS:
Approach Comunicação Integrada
21 3461-4616 - Ramal 133
Adriane Constante
bienal@approach.com.br
ADDRESS
Rua Salvador Allende 6.555
Barra da Tijuca · RJ
22783-127 · Brazil