MINISTÉRIO DA CULTURA, PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO AND SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA PRESENT

COME AND EXPERIENCE
MANY STORIES.

news

Estrelas da web ganham destaque na Bienal do Livro e prometem sucesso nas prateleiras

06/08/2017 em via Extra

Compartilhe:


Eles explodiram na cultura pop brasileira no último ano. Com milhões de espectadores em seus canais do YouTube e no Instagram, os fenômenos das redes sociais foram convocados pelas editoras para repetir nas prateleiras o sucesso que fazem na web. Não à toa, terão destaque na 18ª Bienal do Livro, que acontece de 31 de agosto a 10 de setembro, no Riocentro. Entre as estrelas desta edição, estão Kéfera e Larissa Manoela, ambas com mais de dez milhões de seguidores na web.

— Muitos acham que o celular, a internet e os jogos afastam o jovem cada vez mais da leitura. Mas o que vemos é uma cultura de convergência. O youtuber publica um livro e o jovem que estava afastado desse universo passa a ter o hábito da leitura — explica Tatiana Zaccaro, diretora da Bienal.

Enquanto na edição anterior o espaço dedicado aos jovens tinha capacidade para 90 pessoas, dessa vez a Arena # Sem Filtro, local de bate-papo sobre assuntos de interesse desse segmento, terá 400 lugares.

Com curadoria da cineasta Rosane Svartman, que é roteirista da novela teen “Malhação”, a arena trará em sua programação uma lista de influenciadores digitais, entre eles: Priscila Alcantara, Lucas Rangel, Spok, Malena Nunes e Lelezinha. As autoras internacionais Leysa Rayven e Gayle Forman também estão confirmadas no evento.

Outro nicho que terá destaque na Bienal é o da cultura geek. Capitaneado pelo ilustrador Affonso Solano, o espaço Geek & Quadrinhos promete mostrar que a literatura também pode ser atraente para os aficionados por games, cosplay, animes e mangás.

— Há dez anos, a Bienal recebia muitas crianças, que vinham com os pais ou com visitas escolares, e depois a faixa etária do público dava um pulo para os jovens adultos. Hoje, há uma forte tendência do crescimento do público adolescente — diz Tatiana.

Assim, a Bienal pretende se manter no pódio dos eventos de maior público do Rio. Em 2015, foram 676 mil pessoas, ficando atrás apenas do réveillon e do carnaval em quórum.

Após um 2016 que esteve mais para história de terror do que para conto de fadas, o mercado de livros do Brasil começa a dar sinais de recuperação. De acordo com um balanço divulgado na quinta-feira pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), o setor fechou o primeiro semestre de 2017 com dados positivos tanto em faturamento (alta de 6,59% em relação ao ano anterior) quanto em volume de vendas (crescimento de 5,47%).

Para Marcos Pereira, presidente do sindicato, os novos autores têm papel fundamental na formação de uma nova geração de leitores.

— Não importa se a pessoa está indo à Bienal com o único objetivo de ver uma celebridade do YouTube. O que importa é que estará em contato direto com os livros. Cabe aos autores e editores o desafio de manter esse público no mundo das letras — afirma.

Transporte

O BRT é a forma indicada pela organização do evento como a mais fácil. A estação Riocentro fica bem em frente ao centro de convenções onde a Bienal é realizada.

Ingressos

A entrada custa R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia). Criança com menos de um metro de altura não paga. Pode ser comprado na bilheteria ou no site bienaldolivro.com.br. Autores também estão isentos.



Use the #EUAMOLER and #BIENALRIO hashtags and share your love for reading.

SPONSOR
entre letras sponsorship
LITERARY CAFÉ OFFICIAL PAPER
OFFICIAL SECURITY
e-commerce
CULTURAL SUPPORT
SUPPORT
digital area support
OFICIAL TRANSPORTATION
media partner
UNIVERSITY SUPPORT
REALIZATION
AGENTS & BUSINESS CENTER
ORGANIZED AND PROMOTED BY
INFORMATION, QUESTIONS AND
CUSTOMER SERVICE:

+55 21 2441-9348
Working hours: 13:00 to 19:00
contato@bienaldolivro.com.br
PRESS:
Approach Comunicação Integrada
21 3461-4616 - Ramal 133
Adriane Constante
bienal@approach.com.br
ADDRESS
Rua Salvador Allende 6.555
Barra da Tijuca · RJ
22783-127 · Brazil