MINISTÉRIO DA CULTURA, PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO AND SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA PRESENT

COME AND EXPERIENCE
MANY STORIES.

news

Confira as principais atrações desta edição da Bienal do Livro

31/08/2017 em via Veja Rio

Compartilhe:


Desta quinta (31) até o dia dez de setembro, o maior evento literário da América Latina espera reunir cerca de 700 mil visitantes

Com sua primeira edição realizada nos salões do hotel Copacabana Palace, em 1983, o maior evento literário do Brasil chega à sua 18ª edição ocupando, entre os dias 31 de agosto e 10 de setembro, 80 mil metros quadrados do Riocentro. Este ano, a Bienal Internacional do Livro Rio celebra a literatura nacional e reúne o maior elenco de escritores brasileiros de todos os tempos: mais de 330 autores convidados, 190 atividades que envolvem o mundo literário e mais de 350 horas de programação cultural. Durante seus 11 dias de duração, o público vai dispor de um vasto acervo de produções literárias nacionais e estrangeiras dos mais variados gêneros espalhados por estandes de mais de 150 expositores. Confira abaixo as atrações imperdíveis:

Voltada ao universo geek e ao mundo das histórias em quadrinhos, a área Geek & Quadrinhos é a mais nova atração e vai ocupar 200 metros quadrados do pavilhão 4 (verde). O espaço recria uma verdadeira Comic Con, modelo de conferência que reúne os maiores autores, artistas e influenciadores da cultura pop. Estão previstas experiências em realidade virtual, mesas com jogos de tabuleiros clássicos e inovadores, batalha ilustrada – com quadrinistas criando ao vivo –, geek quiz, apresentações de cosplay e até sessões de swordplay, recriando combates medievais. Para a criançada, haverá ainda o Mundinho Geek, com diferentes atividades para os pequenos colocarem a mão na massa, como oficina de cosmaker, HQ e poções. Já nas sessões de bate-papo, mais de 85 convidados passarão pelo auditório falando sobre as novidades do universo geek, desenvolvimento de games e abordando, especialmente, a representatividade feminina no meio. Entre os principais nomes estão FML Pepper, Natália Bridi, André Gordirro, os humoristas Fernando Caruso e Léo Lins, e o renomado Will Conrad, quadrinista brasileiro com trabalhos para a Marvel e DC.

A Arena #SemFiltro é outra novidade. Antes dedicado a debates de interesse jovem e com capacidade para até 90 pessoas, a área transformou-se em uma arena de até 400 participantes ao lado do Geek & Quadrinhos, que reunirá público de todas as idades em conversas sobre os mais variados assuntos com o objetivo de conectar diversas gerações. Comandada pela cineasta e diretora Rosane Svartman, a atividade terá mais de 70 convidados que vão abordar temas como feminismo, intercâmbio cultural, moda e comportamento, diversidade sexual, games, entre outros assuntos. Abrindo a agenda, Rafael Vitti fala sobre poesia. Leo Jaime encontra Arthur Aguiar em um bate-papo sobre multi-homens, e em outro encontro, Sophia Abrão debate sobre multimulheres. Além dessas, outras personalidades que estarão no palco prometem chamar a atenção, como Kéfera, Marcelo Tas, Mario Sérgio Cortella, Maisa Silva, Bruno Mazzeo, Tico Santa Cruz, Marina Ruy Barbosa, Fernanda Young e Larissa Manoela.

Com a presença de 145 mil alunos de visitação escolar ao longo de todas as suas edições, a atenção da Bienal aos pequenos sempre é destacada, com muitos pontos voltados à literatura infantil e atividades que estimulam a curiosidade. Nessa concepção, o espaço EntreLetras tem a palavra como brincadeira. De uma forma lúdica e interativa, a área ganhou livros gigantes onde as crianças podem brincar com as palavras e histórias, conhecendo os cenários e explorando com o corpo os elementos literários. Além das estações de atividades, no palco do espaço de 500 metros quadrados que também fica no pavilhão 4 (verde), 85 espetáculos teatrais especialmente criados para a bienal serão apresentados ao público diariamente.

Com a curadoria assinada pelo premiado escritor e historiador Rodrigo Lacerda, vencedor de dois troféus Jabutis, o espaço Café Literário é um dos principais pontos de encontro do público com seus autores prediletos. Nesta edição, mais de 110 escritores renomados participarão de 31 sessões que somam quase 50 horas de bate-papo em um auditório com capacidade para 220 pessoas. Como foco desta edição, a literatura nacional será representada por nomes como Artur Xexéo, Fabrício Carpinejar e Muniz Sodré, além dos internacionais Pepetela (Angola) e Nuccio Ordine (Itália). Os convidados vão abordar temas como religião e modernidade, reforma política, concordância de gênero, Operação Lava-Jato e políticas sobre drogas. Ainda falando em escritores de sucesso que prometem atrair multidões, o Encontro com Autores é um espaço de conversas com capacidade para 400 pessoas que irá abrigar nomes celebrados nacional e internacionalmente, como os cartunistas Maurício de Souza e Ziraldo, além das esperadas Jenny Han, autora de “A Todos os Garotos Que Já Amei”, Paula Hawkins, de “A garota do trem”, e Abbi Glines, autora da série new adults “Sem limites”.

Encontro com Autores

Os dias e horários de cada programação podem ser conferidos através do site do evento. Durante a semana, os pavilhões estarão abertos ao público das 9h às 22h, com exceção da abertura, que será nesta quinta (31), e terá as atividades iniciadas às 12h. Nos fins de semana, o horário de abertura é 10h. Os ingressos custam R$24 e a organização indica a compra online através do site para evitar aglomerações nas bilheterias. Estudantes, maiores de 60 anos e deficientes físicos pagam meia-entrada, sendo necessária a apresentação de documentos. Crianças com menos de um metro de altura, autores, profissionais de biblioteca e professores de escolas ou universidades das redes pública e particular têm direito a gratuidade.



Use the #EUAMOLER and #BIENALRIO hashtags and share your love for reading.

SPONSOR
entre letras sponsorship
LITERARY CAFÉ OFFICIAL PAPER
OFFICIAL SECURITY
e-commerce
CULTURAL SUPPORT
SUPPORT
digital area support
OFICIAL TRANSPORTATION
media partner
UNIVERSITY SUPPORT
REALIZATION
AGENTS & BUSINESS CENTER
ORGANIZED AND PROMOTED BY
INFORMATION, QUESTIONS AND
CUSTOMER SERVICE:

+55 21 2441-9348
Working hours: 13:00 to 19:00
contato@bienaldolivro.com.br
PRESS:
Approach Comunicação Integrada
21 3461-4616 - Ramal 133
Adriane Constante
bienal@approach.com.br
ADDRESS
Rua Salvador Allende 6.555
Barra da Tijuca · RJ
22783-127 · Brazil