MINISTÉRIO DA CULTURA, PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO AND SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA PRESENT

COME AND EXPERIENCE
MANY STORIES.

releases

Download do Release (PDF)

Bienal do Livro vai da literatura à moda nesta quinta

Eduardo Spohr, Braulio Tavares, Carolina Munhóz, Karina Buhr, Ronaldo Fraga e Paulo Henriques Britto foram alguns dos convidados do dia

Dedicado a discussões de questões relacionadas ao dia a dia dos jovens e encontros com autores que fazem a cabeça da nova geração de leitores, o Cubovoxes recebeu na tarde desta quinta os escritores Eduardo Spohr e Braulio Tavares para um bate-papo sobre o tema Paraíso Perdido: Narrativas e universo fantástico. Logo de início, Braulio fez uma analogia entre a escrita e um jogo de futebol. “O jogador tem de ter a ideia do gol quando já está jogando. E a ideia genial vem quando você já está escrevendo”, disse. Ele ainda aconselhou os jovens escritores a anotarem seus sonhos em um caderninho e a se tornarem “ratos de biblioteca”.

Para Eduardo Spohr, é importante persistir e jamais depender dos outros. “Acho que é uma dica para a vida. Se não conseguir na primeira editora, tente na segunda. Se não conseguir na segunda, tente na terceira. Se não conseguir em nenhuma, se autopublique. Submeta seu livro a concursos”, defendeu o autor de A batalha do apocalipse.

O Cubovoxes também abriu espaço à multiartista Karina Burh. Ela canta, compõe, dança, atua, escreve e desenha, mas ainda tem tempo para conversar com seu público. Apresentando o recém-lançado Desperdiçando rima, a recifense radicada em São Paulo promoveu um verdadeiro sarau no espaço jovem da Bienal e arrancou aplausos da plateia. Ela confessou que sua obra ficou pronta em um mês, ressaltando que precisou dar uma pausa na correria do dia a dia para se dedicar aos poemas. “Foi um desafio finalizar o livro. Não publiquei material preexistente, fiz questão de criar algo novo e especial.”


Carolina Munhóz e Sophia Abrahão foram as estrelas do Conexão Jovem. A dupla lançou recentemente O mundo das vozes silenciadas, escrito a quatro mãos. Ao responder às perguntas dos fãs, Carolina revelou como surgiu a ideia da parceria com a atriz. “Percebemos que nosso público era muito parecido. Sophia tinha vontade de incentivar o público dela a gostar de ler, e eu sempre tive como foco da minha carreira tentar fazer com que os jovens leiam cada vez mais”, disse.

No Café Literário, o estilista Ronaldo Fraga e as jornalistas Maria Prata, Iesa Rodrigues e Márcia Disitzer se reuniram para debater o sucesso de livros sobre moda no mercado brasileiro. Eles concordam que, hoje, os mundos da moda e editorial vivem um momento de simbiose: nunca tantas obras foram publicadas na área. “As pessoas querem saber o que acontece por trás das figuras dos livros. Não há como dispensar o texto dos livros de moda. É quase impossível, eu diria”, comentou Iesa.

Encerrando a programação cultural do dia, o Café Literário juntou três dos mais respeitados autores à frente de importantes oficinas literárias: o premiado poeta e tradutor Paulo Henriques Britto, a jornalista Rosângela Petta e o escritor Luis Antônio Assis Brasil, que, há 30 anos, esteve à frente da primeira escola de formação literária do país.

No bate-papo Como virar escritor: A carpintaria das oficinas literárias, mediado por Maria Prata, Fraga ressaltou o papel de exercitar talentos. Já Assis Brasil defende a tese de que a oficina não é um começo, muito menos um fim. “O escritor se forma com muita escrita e muita leitura de outros autores. Trabalho com literatura contemporânea, que estabelece uma espécie de ponte com as obras clássicas”, disse. Petta ressaltou que a arte está na forma narrativa e não na história em si. “A oficina ensina primeiro a ler. O ganho da leitura é a primeira etapa do aluno.”

Fotos em https://www.flickr.com/photos/101023397@N04/.

Mais informações para a imprensa:
Adriane Constante – adriane.constante@approach.com.br
João Veiga – joao.veiga@approach.com.br
Claudia Montenegro – claudia.montenegro@approach.com.br
Tel.: (21) 3461-4616 – ramal 179 – www.approach.com.br

Use the #EUAMOLER and #BIENALRIO hashtags and share your love for reading.

SPONSOR
entre letras sponsorship
LITERARY CAFÉ OFFICIAL PAPER
OFFICIAL SECURITY
e-commerce
CULTURAL SUPPORT
SUPPORT
digital area support
OFICIAL TRANSPORTATION
media partner
UNIVERSITY SUPPORT
REALIZATION
AGENTS & BUSINESS CENTER
ORGANIZED AND PROMOTED BY
INFORMATION, QUESTIONS AND
CUSTOMER SERVICE:

+55 21 2441-9348
Working hours: 13:00 to 19:00
contato@bienaldolivro.com.br
PRESS:
Approach Comunicação Integrada
21 3461-4616 - Ramal 133
Adriane Constante
bienal@approach.com.br
ADDRESS
Rua Salvador Allende 6.555
Barra da Tijuca · RJ
22783-127 · Brazil