MINISTÉRIO DA CULTURA, PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO AND SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA PRESENT

COME AND EXPERIENCE
MANY STORIES.

releases

Download do Release (PDF)

Encontro Internacional de Profissionais do Livro e os bate-papos com autores movimentam o segundo dia da 18ª Bienal do Livro Rio

O maior evento literário do Brasil, a Bienal Internacional do Livro Rio, teve atrações marcantes no segundo dia de sua 18ª edição. Nesta sexta-feira, dia 1º de setembro, as visitas escolares e o Encontro Internacional de Profissionais do Livro atraíram dos pequenos leitores aos mais experientes. Além das atividades dos expositores, uma programação oficial repleta de diversidade de assuntos e convidados fez com que os visitantes aproveitassem cada momento no Riocentro.

 

Encontro Internacional de Profissionais do Livro

A segunda edição do Encontro Internacional de Profissionais do Livro foi especial para o mercado digital, principal assunto debatido nas mesas deste ano. Marcos Pereira, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), frisou que o livro digital não é uma ameaça para o físico. "Não vejo que o digital forme mais leitores. Acho que ele atrai quem lê para ler ainda mais", comentou.

Carlo Carrenho, fundador e CEO do PublishNews, responsável pela curadoria do encontro deste ano, afirmou que o digital precisa ser encarado como a grande oportunidade do mercado. "Ele traz acesso econômico e geográfico", afirmou Carrenho.

A acessibilidade e experiências internacionais também foram assuntos tratados no encontro. Sandra Schüssel, da Feira do Livro de Frankfurt, trouxe a experiência da Alemanha e seu mundo literário. Miguel Martins, da Porto Editora, veio de Portugal e expôs o panorama do mercado global de livros em português. 

No encerramento do encontro foi realizada a entrega do prêmio Jovens Talentos 2017. Gustavo Lembert, do clube de assinatura de livros, a TAG – Experiências Literárias, foi o premiado com uma viagem para Frankfurt.

 

Arena #SemFiltro

A arena #SemFiltro foi palco de dois papos animados e diretos. O espaço criado para reunir autores e influenciadores de todas as idades foi o responsável por reunir o maior público do dia. O primeiro bate-papo teve como tema moda e foi mediado pela jornalista Maria Prata, que comandou as perguntas aos influenciadores digitais Maju Trindade, Julia Faria e Arlindo Grund. Os três são autores de livros recém-lançados e falaram sobre suas experiências com as publicações e com os seguidores assíduos das suas redes sociais.

Uma das mais requisitadas para perguntas, Maju, que tem 4,7 milhões de seguidores nas redes, falou sobre a importância de participar de um bate-papo na maior feira de literatura do país. “Estou muito realizada em estar aqui lançando meu livro junto a autores tão importantes. Falar sobre uma coisa que eu amo fazer que é moda, não é um trabalho, é um prazer e, junto aos meus fãs, é ainda mais incrível”, explicou.

           A segunda sessão do dia reuniu o professor Mario Sergio Cortella e o jornalista Marcelo Tas, que assinam o livro “Basta de Cidadania obscena!”. O tema do bate-papo mediado pelo ator Lucas Salles foi a cidadania em tempos de redes sociais. Ambos defenderam a importância da democracia, da liberdade de expressão e da diversidade de ideias. “A diferença entre um democrata e um saudoso da ditadura é que numa ditadura eu não poderia dizer o que estou dizendo agora. Já numa democracia um ditador pode aparecer e dizer o que pensa”, resumiu Cortella. Para Marcelo Tas, o limite da liberdade já está definido pela lei. “Se um deputado defende ideias racistas e diz que não cometeria um estupro por causa feiura da vítima, está claro que os limites foram passados”, finalizou Tas.

 

Café Literário - A poesia de Ferreira Gullar e Feminismo Hoje

O Café Literário promoveu dois encontros com autores para discutir assuntos distintos, mas que se complementam em algum momento: poesia e feminismo. O primeiro deles foi uma homenagem a um grande nome da literatura brasileira, o poeta Ferreira Gullar. Um encontro emocionado, mediado por Cristiane Costa que reuniu Antônio Carlos Secchin e Geraldo Carneiro para falarem sobre suas experiências pessoais com a Gullar.

“Ferreira Gullar, um dos nomes mais importantes da poesia brasileira, tinha em seus poemas o amor pelo Rio e a esperança de mudar o Brasil para melhor”, disse Secchin. Ana Paula Pedro recitou o poema “O Anjo” do livro do poeta: Alerta Corporal. Um emocionante vídeo de Gullar recitando seu poema “Traduzir-se” encerrou o debate.

O segundo encontro tratou de um assunto bastante atual: o feminismo. A jornalista Marina Gonçalves foi responsável por mediar o bate-papo entre as escritoras e roteiristas Giovana Madalosso, Ana Paula Maia e Antônia Pellegrino, que falaram sobre as dificuldades e as mudanças nas obras na literatura assinadas por mulheres.

“O feminismo chegou para encorajar as mulheres a falarem sobre temas antes proibidos e que eram reprimidos. Hoje mulheres podem falar sobre tudo e não apenas nos livros, mas também nas redes sociais que são aliadas importantíssimas nesta luta pela igualdade”, disse Antônia.

Ziraldo – no Encontro com autores

O “Encontro com os autores” de hoje contou com a presença do mestre Ziraldo, que participa da Bienal do Rio desde sua primeira edição. Sempre divertido, o escritor falou do que o inspira para escrever: “para quem é contador de histórias, tudo é curioso e chama atenção. Em meu livro ‘Vovó Delícia’, por exemplo, me inspirei numa linda vovó motoqueira que avistei na rua e resolvi homenagear as vovós da atualidade, que esbanjam beleza”, brincou Ziraldo. No final do encontro, a plateia cantou parabéns pelos 85 anos de idade do autor, que serão completados no próximo mês de outubro. “Isso para mim é uma verdadeira festa! Por isso não perco uma Bienal”, concluiu o escritor.

 

Geek & Quadrinhos

 

O espaço Geek & Quadrinhos continuou sendo um grande ponto de encontro de crianças e jovens, que lotaram a arena multiuso durante o segundo dia de Bienal. Pela manhã, a “Batalha Ilustrada”, com mediação de Estevão Ribeiro, e participação dos ilustradores Paulo Marcio e Felipe Campos, foi o destaque. Na primeira sessão o tema escolhido foi “Sete Pecados Capitais”. Ira foi o “pecado” eleito, que deu vida a Joel, um homem raivoso que arranca os cabelos porque não recebe o salário. A criatividade da turma não tem limites!

Já de tarde, o espaço recebeu diversas oficinas (de histórias em quadrinhos, cosmaker e “poções mágicas”) e jogos de perguntas e respostas (Geek Quiz), além de mais duas sessões da “Batalha Ilustrada”. A diversão aqui não para.

 

Sobre a Bienal

A festa que aproxima escritores, editores, livreiros, professores, estudantes, leitores e visitantes de todas as idades e perfis vai ocupar 80 mil m² do Riocentro, entre 31 de agosto e 10 de setembro. A Bienal Internacional do Livro Rio – terceiro maior evento do calendário carioca em número de público presente, ficando atrás somente do Carnaval e Réveillon – é fruto de uma parceria de mais de três décadas entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Fagga | GL events Exhibitions.

 

Sobre a Fagga | GL events Exhibitions

Referência em promoção e organização de feiras e eventos no Brasil, a Fagga l GL events Exhibitions está no mercado há meio século e é responsável pela realização de mais de 20 feiras por ano no país. Desde 2006, faz parte de um dos maiores grupos do setor de eventos no mundo, a francesa GL events. A multinacional é a única da América Latina a trabalhar em toda cadeia da produção de eventos.

 

Sobre o SNEL

O SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) é uma sociedade civil que tem como objetivo o estudo e a coordenação das atividades editoriais no Brasil, assim como a representação legal da categoria de editores de livros e publicações culturais. Sua missão é dar suporte à classe nas áreas de direitos autorais, biblioteconomia, trabalhista, contábil e fiscal. O atual presidente do SNEL é Marcos Pereira.

 

Gestão de relacionamento com a imprensa

Approach Comunicação – www.approach.com.br

 

Rio de Janeiro

Tel.: (21) 3461-4616 – Ramais 133 e 181

Adriane Constante – (21) 9 7289-3956 – adriane.constante@approach.com.br

Fabiana Guimarães – fabiana.guimaraes@approach.com.br

Cintia Magalhães – cintia.magalhaes@approach.com.br 

 

Use the #EUAMOLER and #BIENALRIO hashtags and share your love for reading.

SPONSOR
entre letras sponsorship
LITERARY CAFÉ OFFICIAL PAPER
OFFICIAL SECURITY
e-commerce
CULTURAL SUPPORT
SUPPORT
digital area support
OFICIAL TRANSPORTATION
media partner
UNIVERSITY SUPPORT
REALIZATION
AGENTS & BUSINESS CENTER
ORGANIZED AND PROMOTED BY
INFORMATION, QUESTIONS AND
CUSTOMER SERVICE:

+55 21 2441-9348
Working hours: 13:00 to 19:00
contato@bienaldolivro.com.br
PRESS:
Approach Comunicação Integrada
21 3461-4616 - Ramal 133
Adriane Constante
bienal@approach.com.br
ADDRESS
Rua Salvador Allende 6.555
Barra da Tijuca · RJ
22783-127 · Brazil