Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura apresentam
31 de Agosto a 10 de setembro 2017

Releases

Bienal do Livro vai da literatura à moda nesta quinta

10/09/2015

Baixe aqui o release

Eduardo Spohr, Braulio Tavares, Carolina Munhóz, Karina Buhr, Ronaldo Fraga e Paulo Henriques Britto foram alguns dos convidados do dia

Dedicado a discussões de questões relacionadas ao dia a dia dos jovens e encontros com autores que fazem a cabeça da nova geração de leitores, o Cubovoxes recebeu na tarde desta quinta os escritores Eduardo Spohr e Braulio Tavares para um bate-papo sobre o tema Paraíso Perdido: Narrativas e universo fantástico. Logo de início, Braulio fez uma analogia entre a escrita e um jogo de futebol. “O jogador tem de ter a ideia do gol quando já está jogando. E a ideia genial vem quando você já está escrevendo”, disse. Ele ainda aconselhou os jovens escritores a anotarem seus sonhos em um caderninho e a se tornarem “ratos de biblioteca”.

Para Eduardo Spohr, é importante persistir e jamais depender dos outros. “Acho que é uma dica para a vida. Se não conseguir na primeira editora, tente na segunda. Se não conseguir na segunda, tente na terceira. Se não conseguir em nenhuma, se autopublique. Submeta seu livro a concursos”, defendeu o autor de A batalha do apocalipse.

O Cubovoxes também abriu espaço à multiartista Karina Burh. Ela canta, compõe, dança, atua, escreve e desenha, mas ainda tem tempo para conversar com seu público. Apresentando o recém-lançado Desperdiçando rima, a recifense radicada em São Paulo promoveu um verdadeiro sarau no espaço jovem da Bienal e arrancou aplausos da plateia. Ela confessou que sua obra ficou pronta em um mês, ressaltando que precisou dar uma pausa na correria do dia a dia para se dedicar aos poemas. “Foi um desafio finalizar o livro. Não publiquei material preexistente, fiz questão de criar algo novo e especial.”


Carolina Munhóz e Sophia Abrahão foram as estrelas do Conexão Jovem. A dupla lançou recentemente O mundo das vozes silenciadas, escrito a quatro mãos. Ao responder às perguntas dos fãs, Carolina revelou como surgiu a ideia da parceria com a atriz. “Percebemos que nosso público era muito parecido. Sophia tinha vontade de incentivar o público dela a gostar de ler, e eu sempre tive como foco da minha carreira tentar fazer com que os jovens leiam cada vez mais”, disse.

No Café Literário, o estilista Ronaldo Fraga e as jornalistas Maria Prata, Iesa Rodrigues e Márcia Disitzer se reuniram para debater o sucesso de livros sobre moda no mercado brasileiro. Eles concordam que, hoje, os mundos da moda e editorial vivem um momento de simbiose: nunca tantas obras foram publicadas na área. “As pessoas querem saber o que acontece por trás das figuras dos livros. Não há como dispensar o texto dos livros de moda. É quase impossível, eu diria”, comentou Iesa.

Encerrando a programação cultural do dia, o Café Literário juntou três dos mais respeitados autores à frente de importantes oficinas literárias: o premiado poeta e tradutor Paulo Henriques Britto, a jornalista Rosângela Petta e o escritor Luis Antônio Assis Brasil, que, há 30 anos, esteve à frente da primeira escola de formação literária do país.

No bate-papo Como virar escritor: A carpintaria das oficinas literárias, mediado por Maria Prata, Fraga ressaltou o papel de exercitar talentos. Já Assis Brasil defende a tese de que a oficina não é um começo, muito menos um fim. “O escritor se forma com muita escrita e muita leitura de outros autores. Trabalho com literatura contemporânea, que estabelece uma espécie de ponte com as obras clássicas”, disse. Petta ressaltou que a arte está na forma narrativa e não na história em si. “A oficina ensina primeiro a ler. O ganho da leitura é a primeira etapa do aluno.”

Fotos em https://www.flickr.com/photos/101023397@N04/.

Mais informações para a imprensa:
Adriane Constante – adriane.constante@approach.com.br
João Veiga – joao.veiga@approach.com.br
Claudia Montenegro – claudia.montenegro@approach.com.br
Tel.: (21) 3461-4616 – ramal 179 – www.approach.com.br

 

 

Use as tags #EUAMOLER e #BIENALRIO e compartilhe seu amor pela leitura.
Patrocinadores
Informações, Dúvidas e SAC:
+55 21 2441-9348
Atendimento: 13h às 19h

Local do Evento:
Riocentro
Av. Salvador Allende, 6.555
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
22780-160 - Brasil