MINISTÉRIO DA CULTURA, PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO E SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA APRESENTAM

VENHA VIVER
MUITAS HISTÓRIAS.

notícias

Cordel narra encontro imaginário de Jon Snow com Lampião no inferno

07/07/2017 via Folha de São Paulo - Troféu O Prêmio Pólen de Literatura

Compartilhe:



É um encontro entre o pop e a cultura popular. Enquanto os fãs esperam a nova temporada de "Game of Thrones", um cordel inspirado no universo de George R.R. Martin começa a circular na Paraíba.

"A Chegada de Jon Snow ao Inferno", de Astier Basílio, conta o que teria acontecido ao cabra mais valente de Westeros enquanto esteve morto. E, no submundo, o primeiro que ele encontra é Lampião. "O sertão é um Westeros/ Winterfell é o Nordeste", diz o cangaceiro. Com referências da "Divina Comédia", o cordel promove o encontro entre o universo da série e os mitos nordestinos.


Cordel Além do cangaceiro, Jon Snow encontra Ned Stark e outros personagens que já morreram na série. No inferno do cordel, Jon é condenado a ver a cena de sua morte se repetir eternamente.

Josely Vianna Baptista, que apresentará o videopoema "Nada Está Fora do Lugar" em Paraty, fechou uma parceria com a cineasta e ativista Yasmin Thayná para o projeto. Ela vai cuidar da montagem.

A revista "Pessoa", voltada para a literatura em língua portuguesa, terá uma programação própria na festa literária pela primeira vez, em parceria com a Fundação Roberto Marinho e o Futura. Na agenda, estarão autores, editores e jornalistas de países lusófonos.

A programação paralela ganha mais uma casa, a Paratodos, parceria dos selos Demônio Negro e Edith com as editoras Hedra e Nós. Entre os autores convidados, estão Carol Rodrigues e Robson Viturino.

Troféu O Prêmio Pólen de Literatura, que vai selecionar um livro para ser publicado pela Arqueiro, selo da Sextante, recebeu 220 inscrições. O vencedor será anunciado na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que começa em 31 de agosto e vai até 10 de setembro.

Entrevistas A Autêntica lança em breve uma seleção com as melhores entrevistas publicadas na revista "Cult", que comemora seus 20 anos de existência.

Como parte do espólio da Cosac Naify, a Sesi-SP Editora prepara para breve "A Coisa Mais Próxima da Vida", de James Wood, um dos principais críticos literários americanos.

No livro, o crítico da revista "New Yorker" trata das relações entre a literatura e a vida, passando por obras como "O Beijo", de Tchékov, e "Os Emigrantes", de W.G. Sebald. Ao mesmo tempo, a Sesi-SP prepara o relançamento de "Como Funciona a Ficção", também do autor, que havia saído pela Cosac.

Poesia A editora 34 lança, em breve "Esta Vida", uma antologia poética de Raymond Carver, com seleção e tradução do editor Cide Piquet.



Use as tags #EUAMOLER e #BIENALRIO e compartilhe seu amor pela leitura.

patrocinador
patrocinador entreletras
patrocinador café literário e papel oficial
patrocinador segurança oficial
patrocinador e-commerce
apoio cultural
apoio
apoio espaço digital
transporte oficial
parceiro de mídia
APOIO ENSINO SUPERIOR
REALIZAÇÃO
AGENTS & BUSINESS CENTER
realização
INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E SAC:
+55 21 3094-5676
Atendimento: 13h às 19h
contato@bienaldolivro.com.br
ASSESSORIA DE IMPRENSA:
Approach Comunicação Integrada
21 3461-4616 - Ramal 133
Adriane Constante
bienal@approach.com.br
endereço
Rua Salvador Allende 6.555
Barra da Tijuca · RJ
22783-127 · Brasil