notícias

Bienal do Livro apresenta programação do evento, que começa no dia 31

08/08/2017 via O blog da Simone Magno

Compartilhe:



Um dos destaques da 18ª edição da Bienal Internacional do Livro Rio, que começa no dia 31 de agosto, é o Entreletras (alto), área de 500m² que vai mostrar que crianças e adultos ganham, a partir da literatura, uma ferramenta que as leva para muitos lugares. Composto por vários livros gigantes que se apresentam como estações de atividades, o cenário convidará o visitante a brincar e explorar o local com o corpo. Na apresentação da programação, nesta terça-feira no Rio de Janeiro, a curadora do espaço, a escritora Daniela Chindler disse que a primeira discussão é o que faz um livro ser um livro. “Para mim, é ter que juntar palavras e criar um mundo na nossa cabeça”, justificou ela, que ao lado de Graziela Domingues produziu um espaço em que os livros são representados por letras que vão traduzindo o mundo.



O Entreletras, que terá ainda cerca de oito espetáculos por dia contando em forma de fábula o nascimento das letras, vai dividir os 80 mil m² de pavilhões do Riocentro com outras duas novidades: o Geek & Quadrinhos, ponto de encontro dos fãs de ficção fantástica e todos os subgêneros, coordenado por Affonso Solano; e o #SemFiltro, sob comando de Rosane Svartman e Claudia Sardinha, uma arena para abrigar 400 pessoas de várias gerações, conversando sobre poesia, moda, feminismo e representatividade. E o já tradicional Café Literário (abaixo), claro, mais uma vez com curadoria do escritor e editor Rodrigo Lacerda, que este ano foi construído sob três eixos: temas da pauta do dia, como questões de gênero, reforma político e o surgimento da pós-verdade; temas especificamente ligados à literatura; e celebrações, como o centenário do samba e os 90 anos de nascimento de Tom Jobim, que vai encerrar a série de sessões, com Ruy Castro.

A literatura brasileira é a grande homenageada desta edição, que vai reunir mais de 300 autores, como Ana Paula Maia, Martinho da Vila, Pedro Siqueira, Lilian Schwarcz, Alberto Mussa, Marcelino Freire e Artur Xéxeo, entre outros, além de grandes nomes do mercado literário mundial, gente como a britânica Paula Hawkins – que vendeu mais de 20 milhões de exemplares com a publicação A garota do trem e acaba de publicar no mundo todo Em águas sombrias, que vai estar por lá no dia 2 de setembro. No dia seguinte, a Bienal vai receber Pepetela, vencedor do Prêmio Camões e um dos mais aclamados nomes da literatura em língua portuguesa da atualidade, que lançará seu novo romance Se o passado não tivesse asas. Fruto de uma parceria de mais de três décadas entre o Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Fagga | GL events Exhibitions, a Bienal vai de 31 de agosto a 10 de setembro. Confira a programação completa no site www.bienaldolivro.com.br.



Use as tags #EUAMOLER e #BIENALRIO e compartilhe seu amor pela leitura.

realização
INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E SAC:
+55 21 2441 9348
Atendimento: 9h às 15h
contato@bienaldolivro.com.br
endereço
Rua Salvador Allende 6.555
Barra da Tijuca · RJ
22783-127 · Brasil