notícias

Confira as principais atrações desta edição da Bienal do Livro

00/00/0000 via Veja Rio

Compartilhe:



Desta quinta (31) até o dia dez de setembro, o maior evento literário da América Latina espera reunir cerca de 700 mil visitantes

Com sua primeira edição realizada nos salões do hotel Copacabana Palace, em 1983, o maior evento literário do Brasil chega à sua 18ª edição ocupando, entre os dias 31 de agosto e 10 de setembro, 80 mil metros quadrados do Riocentro. Este ano, a Bienal Internacional do Livro Rio celebra a literatura nacional e reúne o maior elenco de escritores brasileiros de todos os tempos: mais de 330 autores convidados, 190 atividades que envolvem o mundo literário e mais de 350 horas de programação cultural. Durante seus 11 dias de duração, o público vai dispor de um vasto acervo de produções literárias nacionais e estrangeiras dos mais variados gêneros espalhados por estandes de mais de 150 expositores. Confira abaixo as atrações imperdíveis:

Voltada ao universo geek e ao mundo das histórias em quadrinhos, a área Geek & Quadrinhos é a mais nova atração e vai ocupar 200 metros quadrados do pavilhão 4 (verde). O espaço recria uma verdadeira Comic Con, modelo de conferência que reúne os maiores autores, artistas e influenciadores da cultura pop. Estão previstas experiências em realidade virtual, mesas com jogos de tabuleiros clássicos e inovadores, batalha ilustrada – com quadrinistas criando ao vivo –, geek quiz, apresentações de cosplay e até sessões de swordplay, recriando combates medievais. Para a criançada, haverá ainda o Mundinho Geek, com diferentes atividades para os pequenos colocarem a mão na massa, como oficina de cosmaker, HQ e poções. Já nas sessões de bate-papo, mais de 85 convidados passarão pelo auditório falando sobre as novidades do universo geek, desenvolvimento de games e abordando, especialmente, a representatividade feminina no meio. Entre os principais nomes estão FML Pepper, Natália Bridi, André Gordirro, os humoristas Fernando Caruso e Léo Lins, e o renomado Will Conrad, quadrinista brasileiro com trabalhos para a Marvel e DC.

A Arena #SemFiltro é outra novidade. Antes dedicado a debates de interesse jovem e com capacidade para até 90 pessoas, a área transformou-se em uma arena de até 400 participantes ao lado do Geek & Quadrinhos, que reunirá público de todas as idades em conversas sobre os mais variados assuntos com o objetivo de conectar diversas gerações. Comandada pela cineasta e diretora Rosane Svartman, a atividade terá mais de 70 convidados que vão abordar temas como feminismo, intercâmbio cultural, moda e comportamento, diversidade sexual, games, entre outros assuntos. Abrindo a agenda, Rafael Vitti fala sobre poesia. Leo Jaime encontra Arthur Aguiar em um bate-papo sobre multi-homens, e em outro encontro, Sophia Abrão debate sobre multimulheres. Além dessas, outras personalidades que estarão no palco prometem chamar a atenção, como Kéfera, Marcelo Tas, Mario Sérgio Cortella, Maisa Silva, Bruno Mazzeo, Tico Santa Cruz, Marina Ruy Barbosa, Fernanda Young e Larissa Manoela.

Com a presença de 145 mil alunos de visitação escolar ao longo de todas as suas edições, a atenção da Bienal aos pequenos sempre é destacada, com muitos pontos voltados à literatura infantil e atividades que estimulam a curiosidade. Nessa concepção, o espaço EntreLetras tem a palavra como brincadeira. De uma forma lúdica e interativa, a área ganhou livros gigantes onde as crianças podem brincar com as palavras e histórias, conhecendo os cenários e explorando com o corpo os elementos literários. Além das estações de atividades, no palco do espaço de 500 metros quadrados que também fica no pavilhão 4 (verde), 85 espetáculos teatrais especialmente criados para a bienal serão apresentados ao público diariamente.

Com a curadoria assinada pelo premiado escritor e historiador Rodrigo Lacerda, vencedor de dois troféus Jabutis, o espaço Café Literário é um dos principais pontos de encontro do público com seus autores prediletos. Nesta edição, mais de 110 escritores renomados participarão de 31 sessões que somam quase 50 horas de bate-papo em um auditório com capacidade para 220 pessoas. Como foco desta edição, a literatura nacional será representada por nomes como Artur Xexéo, Fabrício Carpinejar e Muniz Sodré, além dos internacionais Pepetela (Angola) e Nuccio Ordine (Itália). Os convidados vão abordar temas como religião e modernidade, reforma política, concordância de gênero, Operação Lava-Jato e políticas sobre drogas. Ainda falando em escritores de sucesso que prometem atrair multidões, o Encontro com Autores é um espaço de conversas com capacidade para 400 pessoas que irá abrigar nomes celebrados nacional e internacionalmente, como os cartunistas Maurício de Souza e Ziraldo, além das esperadas Jenny Han, autora de "A Todos os Garotos Que Já Amei", Paula Hawkins, de "A garota do trem", e Abbi Glines, autora da série new adults "Sem limites".

Os dias e horários de cada programação podem ser conferidos através do site do evento. Durante a semana, os pavilhões estarão abertos ao público das 9h às 22h, com exceção da abertura, que será nesta quinta (31), e terá as atividades iniciadas às 12h. Nos fins de semana, o horário de abertura é 10h. Os ingressos custam R$24 e a organização indica a compra online através do site para evitar aglomerações nas bilheterias. Estudantes, maiores de 60 anos e deficientes físicos pagam meia-entrada, sendo necessária a apresentação de documentos. Crianças com menos de um metro de altura, autores, profissionais de biblioteca e professores de escolas ou universidades das redes pública e particular têm direito a gratuidade.

Riocentro – Avenida Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca



Use as tags #EUAMOLER e #BIENALRIO e compartilhe seu amor pela leitura.

realização
INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E SAC:
+55 21 2441 9348
Atendimento: 9h às 15h
contato@bienaldolivro.com.br
endereço
Rua Salvador Allende 6.555
Barra da Tijuca · RJ
22783-127 · Brasil