notícias

XVI Bienal do Livro Rio vai combinar novidades a atrações consagradas

03/12/2012 via Maxpress - SP - ARTE & LAZER

Compartilhe:



Com uma programação cultural desenvolvida para aproximar ainda mais o público do universo literário, a XVI Bienal do Livro Rio aposta em novos ambientes de interação com os leitores e prepara uma grade de eventos diversificada e dinâmica. Consolidada como um dos principais marcos do calendário cultural do Rio de Janeiro, a Bienal acontece em 2013 entre 29 de agosto e 8 de setembro.


Dois espaços inéditos prometem surpreender os visitantes. No clima da Copa das Confederações e abrindo caminho para a Copa do Mundo, o Placar Literário, com curadoria do jornalista João Máximo, será dedicado à literatura de futebol. Já os leitores adolescentes terão um novo território: além de, mais uma vez, poderem encontrar seus ídolos no Conexão Jovem, eles conhecerão o Acampamento na Bienal , que, comandado por João Alegria, terá como foco a tecnologia e a cultura de convergência − o livro que vira filme, que vira game, que vira site, que vira livro -, mostrando que a narrativa faz parte do dia a dia.

Mantendo o tradicional ambiente dedicado aos pequenos leitores, a XVI Bienal do Livro Rio prestará uma homenagem lúdica e interativa a Ziraldo, autor que, presente em cada edição, se tornou parte indissociável do evento. Seus muitos personagens inesquecíveis, como Menino Maluquinho e Pererê, ganharão vida por meio da cenografia de Daniela Thomas e Felipe Tassara.

E os espaços que mais fizeram sucesso em outras edições permanecem na programação. O tradicional Café Literário, pelo terceiro ano com curadoria do escritor e crítico Italo Moriconi, convidará o público a participar de descontraídos debates sobre livros, estilos e ideias dos quais farão parte os mais celebrados autores − prosadores, poetas, ensaístas, nacionais e estrangeiros. Já o Mulher & Ponto terá à frente a jornalista Bianca Ramoneda, que levará novidades aos bate-papos sobre os mais diversos aspectos do universo feminino que chamaram a atenção de homens e mulheres nas duas últimas edições.

Mais de 100 escritores, dos mais variados gêneros e nacionalidades, estarão entre os convidados. Três nomes internacionais já foram confirmados para o Encontro com Autores: Emily Giffin, um dos maiores expoentes da chamada chic lit, que lançou este ano "Presentes da Vida" (Novo Conceito); Allan Percy, do sucesso de "Nietzsche para estressados" (Sextante); e James C. Hunter, do fenômeno "O monge e o executivo" (Sextante).

Além disso, uma parceria com o Instituto Goethe trará seis expoentes da literatura alemã contemporânea e promoverá encontros para trocas de experiências entre autores e profissionais do livro do Brasil e da Alemanha, que será o país homenageado da Bienal em 2013.
 
O objetivo maior dos organizadores da Bienal − o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e a Fagga, empresa do grupo GL events Brasil − é oferecer novas experiências ao público. "Nossa intenção é unir às novidades o que já temos de consagrado, o que é sucesso há várias edições. Teremos uma atividade para cada público, todos serão contemplados", conta a presidente do SNEL, Sônia Jardim.

A Bienal do Livro Rio ocupará três pavilhões numa área de 55 mil m² do Riocentro. Em 2011, ao longo de 11 dias, 670 mil pessoas p

Use as tags #EUAMOLER e #BIENALRIO e compartilhe seu amor pela leitura.

realização
INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E SAC:
+55 21 2441 9348
Atendimento: 9h às 15h
contato@bienaldolivro.com.br
endereço
Rua Salvador Allende 6.555
Barra da Tijuca · RJ
22783-127 · Brasil