Releases

nome Voltar

Bienal nas Escolas: Nathália Arcuri visita escola, nesta sexta 

No Andaraí, adolescentes conversaram com Nathália Arcuri sobre finanças pessoais

O burburinho que tomou conta da Escola Municipal Epitácio Pessoa, no Andaraí, era o sinal de que algo diferente acontecia por lá. Na manhã da última terça-feira, dia 13, a influenciadora, jornalista e escritora Nathália Arcuri participou do projeto Bienal nas Escolas. Conhecida por suas dicas de educação financeira no canal “Me Poupe” – que também virou livro pela editora Sextante, Nathália esteve com cerca de 120 estudantes adolescentes, que compartilharam seus planos para os próximos anos. Na próxima sexta, dia 16, a escritora Ana Maria Machado encerra a primeira edição do projeto e encontra uma plateia mirim para contar sobre seus 50 anos de carreira dedicados à literatura infantil.

Ana Maria Machado é uma das autoras homenageadas pela Bienal do Livro Rio, que começa no próximo dia 30 de agosto. Na Escola Municipal Domingos Bebiano, a autora, que despertou o hábito da leitura em muitas gerações contará histórias para crianças, com idades entre 5 e 10 anos, moradoras de Inhaúma e bairros vizinhos. O ator Patrick Dadalto dará vida à história com mímica e um concurso de desenhos vai envolver ainda mais as crianças no universo literário.

Com Nathália Arcuri, a atividade proposta foi uma lista de sonhos de curto, médio e longo prazo. Ela provocou os jovens com perguntas como “o que você quer até o final do mês?” e “qual seu sonho até o final do ano e até os 18 anos?”. Entre as respostas, estudar na Escola Naval e na Universidade de Oxford, ser fluente em inglês e até mesmo ser um ator de sucesso. 

A influenciadora ficou surpresa ao perceber o interesse dos alunos. “São extremamente esperançosos, estudiosos, com vontade de crescer, aprender. Muitos já trabalham, têm muitas boas ideias. A maioria já lida com dinheiro de alguma forma e, inclusive, vê os pais fazerem besteira com finanças”, constatou.

Ítalo Ryan Lima Doca, de 14 anos, achou incrível os ensinamentos de Nathalia durante a palestra. Ele adora fazer comércio de itens usados em sites de vendas e vai usar as dicas da influenciadora. “Posso levar esse conhecimento para algum momento difícil que eu passe”, disse ele, ansioso para o início da XIX Bienal do Livro Rio: “Tenho boas lembranças de quando fui, muita empolgação, muita gente. Encontrar os autores dos livros que gosto. Não vejo a hora”.

O projeto

Pela primeira vez, a Bienal extrapolou os pavilhões do Riocentro em uma iniciativa social que está levando autores brasileiros às escolas municipais, fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio. Segundo o gerente de Marketing e Conteúdo da Bienal, Bruno Henrique, o festival tem como propósito incentivar o hábito da leitura para mudar o país e, para isso, a Bienal se apresenta como uma plataforma de conhecimento e conteúdo, para que os estudantes descubram infinitas possibilidades de sonhar, através dos livros e histórias.

“Há uma grande preocupação para que todos os professores e estudantes da rede pública tenham acesso à Bienal como sendo um local de aprendizado. Por isso, também fizemos o caminho inverso e, pela primeira vez, decidimos levar autores para uma troca de experiências nas escolas, provocando o envolvimento dos alunos com a Bienal antes do festival em si. Nosso objetivo é que esse se torne um projeto permanente do evento”, afirma Bruno.

 

BAIXAR DOCx

Outros Releases

20/08/2019

Bienal nas Escolas: Nathália Arcuri visita escola, nesta sexta 

Apresenta
Patrocinador Master
Patrocínio E-commerce
Patrocínio Café Literário
Patrocínio Segurança Oficial
Patrocínio Praça Leitura
Patrocínio Cultural
Apoio
Apoio Cultural
Patrocínio
Patrocínio Tecnologia Oficial
Parceiro de Mídia
Realização