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Estudo aponta impacto positivo das bibliotecas escolares no aprendizado dos alunos

O fato de uma escola ter uma boa biblioteca impacta diretamente no nível de aprendizado de seus estudantes. E o resultado é ainda melhor quando os alunos estudam em áreas mais vulneráveis do ponto de vista social e econômico. Essa foi a principal conclusão da pesquisa Retratos da Leitura em Bibliotecas Escolares, divulgada no primeiro dia do Fórum de Educação.

Encomendado pelo Instituto Pró-Livro ao Insper, o estudo foi feito em 500 escolas de todo o país. Foram avaliadas sete dimensões: funcionamento, espaço físico, qualidade do responsável, trabalho do professor, uso do espaço, acervo e recursos eletrônicos.

Os pesquisadores estabeleceram correlações entre a qualidade de cada um desses quesitos e o impacto na aprendizagem. A presença de um responsável qualificado, que cuide da biblioteca e participe das atividades pedagógicas, por exemplo, gera um efeito no aprendizado de Português de até 4,0 pontos na Escala do Saeb. Isto representa um terço de um ano letivo.

Na prática, isto significa o seguinte: ao se comparar dois alunos que, por exemplo, cursaram o ensino fundamental em escolas que tinham bibliotecas com o pior e o melhor nível de qualidade possíveis, o que teve acesso à pior delas precisaria de mais um terço do ano letivo (60 dias de aula) para chegar ao mesmo nível de habilidades e competências do outro. Em regiões de alta vulnerabilidade social, essa diferença pode chegar a um ano e meio.

Em relação aos professores, quando eles se envolvem em atividades de pesquisa e incentivam os alunos a frequentarem a biblioteca, isto aumenta em até sete pontos o desempenho no Saeb, o que representa 63% de um ano de aprendizagem em Português.

No indicador de recursos eletrônicos, uma biblioteca bem equipada pode proporcionar uma diferença de quase 80% em termos de desenvolvimento de habilidades. Os quesitos espaço físico e qualidade dos responsáveis tiveram resultado semelhante: cerca de até 4,0 pontos no Saeb, o que corresponderia a 40% de um ano letivo.

Coordenadora da pesquisa Retratos da Leitura em Bibliotecas Escolares, Zoara Failla, do Instituto Pró-Livro, ressalta que um dos principais objetivos do estudo é mostrar a importância das bibliotecas escolares, principalmente se o estudante não tem livros em casa. “Precisamos garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de escolher ou de saber escolher seu livro”, destaca a especialista.

Os pesquisadores estudaram a correlação entre cada quesito de qualidade analisado no estudo e as notas no Saeb em Português e Matemática. Em todos os casos, foi constatado impacto positivo na aprendizagem. “Com base nos resultados da pesquisa, ficou claro que as bibliotecas escolares são importantes e a forma como são utilizadas está diretamente relacionada com o desenvolvimento dos alunos”, ressaltou o pesquisador e professor Sérgio Firpo, do Insper.

Superintendente do Instituto EcoFuturo, Marcela Porto, que participou de um debate logo após a divulgação dos dados da pesquisa, ressaltou que já havia identificado a relação entre bibliotecas e rendimento escolar em um projeto mantido pela instituição, pelo qual foram criadas, nos últimos 20 anos, 114 bibliotecas escolares. Os resultados do programa têm sido expressivos: o crescimento na nota do Ideb chegou a 7,8% e, em média, foi de 4,2%.

“O mais importante é que não basta apenas ter bibliotecas. Elas precisam ser vivas, precisam de pessoas que estejam trabalhando ali para fazer a intermediação e, dessa forma, possibilitar que os resultados apareçam. Além, claro, também é necessário ter um espaço organizado e com um bom acervo, entre outros aspectos”, destacou Marcela Porto.

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05/09/2019

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