Releases

nome Voltar

Maior festival literário do Brasil oferece ‘uma Bienal para cada público’
Organização divulga programação completa e novidades

A um mês do início da XIX Bienal Internacional do Livro Rio, que começa dia 30 de agosto, a programação está completa e será a mais diversa de todos os tempos, com conteúdos múltiplos e debates sobre temas como democracia, feminismo, fake News, meio ambiente, história, diversidade, fé etc. As novidades foram apresentadas pela organização e curadores da Bienal, nesta terça-feira, em coletiva à imprensa e influenciadores digitais.

A programação para jovens e adultos é extensa, mas não só para eles: educadores e crianças terão atenção ainda mais especial nesta edição. Pela primeira vez, o festival dedica um pavilhão ao público infantil, onde estará a maior atividade do evento: “Pela Estrada a fora…” – área cenográfica de 500 m² que convidará os pequenos a viver uma experiência imersiva e sensorial como se estivessem em uma floresta, dentro de um grande livro pop-up que ganha vida.

“É gratificante ver o crescimento e a importância da Bienal do Livro, desde seu início até os dias de hoje, com sua grandiosidade e importância na disseminação da cultura e da literatura. A Bienal tem uma robusta programação cultural que vai além do lançamento de livros. O livro é um elemento transformador, muito latente e nossa sociedade precisa de mudanças e dessa consciência. Por isso, nos empenhamos muito para trazer essas novidades”, conta Marcos da Veiga Pereira, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), um dos organizadores do festival.

Os professores – importantes mediadores para o incentivo à leitura – terão dois dias inteiros com um conteúdo especialmente elaborados para eles. No Fórum de Educação, que acontece nos dias 2 e 3 de setembro, a proposta é colocar o educador em diálogo com diferentes plataformas e conectar saberes para encarar o desafio de ensinar em um mundo em transformação. Neste espaço, apresentado pela Microsoft, os participantes irão encontrar aperfeiçoamento profissional, inspiração e troca de experiências, além de inovações, métodos alternativos e cases de superação. Em sua primeira participação na Bienal, a Microsoft traz ao evento experiências que mostram como a tecnologia tem ajudado a transformar a educação através de um ensino mais personalizado e imersivo, além de ferramentas de acessibilidade.

“Esse ano, optamos por trabalhar com categorias muito bem segmentadas, reforçando a lógica de criar uma Bienal para cada público. Desta forma, readequamos o espaço e consolidamos o posicionamento de que a Bienal é um evento para toda a família e para todos os públicos, independentemente das idades e do perfil”, destaca Tatiana Zaccaro, diretora da Bienal do Livro Rio.

Mais do que um encontro de histórias, onde o livro é o protagonista, a Bienal é uma plataforma de conhecimento e conteúdos exclusivos, que tem o propósito de estimular o hábito da leitura para transformar o país. De 30 de agosto a 8 de setembro, o público de mais de 600 mil pessoas terá a oportunidade de estar com mais de 300 autores nacionais e internacionais, pegar autógrafos, assistir a palestras, debates e espetáculos culturais. Na última edição, cada visitante, em média, deixou o festival com pelo menos seis livros. Este ano, 5,5 milhões exemplares estarão disponíveis no Riocentro – número equivalente à população da Finlândia. A Bienal é um dos quatro maiores eventos do Rio de Janeiro, ao lado de Réveillon, Carnaval e Rock in Rio.

Com investimento de mais de R$ 44 milhões, o festival é uma realização do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e da GL exhibitions, apresentado pela Microsoft e com patrocínio master do Banco Itaú. O evento conta com apoio da lei federal de incentivo à cultura, através da Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, e da lei municipal de incentivo à cultura da cidade do Rio de Janeiro, lei do ISS.

Pela Estrada A Fora… – O espaço traz três tocas ilustradas com desenhos que remetem a fábulas, lendas e contos clássicos da literatura. As crianças poderão experimentar texturas, gradação de luz para passagem de tempo, sons de bichos e da natureza. Haverá ainda uma clareira, onde terão uma série de atividades lúdicas, e uma cabana que recria a floresta à noite.

Arena #SemFiltro – Área dedicada ao público jovem e suas leituras do mundo através de encontros com autores, youtubers e personalidades queridinhas dessa geração tão exigente e conectada. Com acesso próprio, o ambiente é o lugar ideal para fomentar reflexões sobre temas e movimentos que fazem parte do cotidiano. A variedade de assuntos é imensa e convidativa. Terão mesas sobre esperança, fé, amor, poesia, biografias, games, filmes, empoderamento, beleza, humor, LGBTQIA+, entre outros.

Fórum de Educação – Será realizado nos dias 02 e 03 de setembro e tem a proposta de colocar a educação em diálogo com diferentes plataformas e conectar saberes para encarar o desafio de educar em um mundo em transformação.

Café Literário – Espaço para autores nacionais e internacionais debaterem temas diversos e ficarem frente a frente com o público, ampliando ainda mais as possibilidades de discussões e reflexões sobre suas obras. Serão discutidos temas como feminismo, meio ambiente, cultura nipônica, ciência, política, música, fake news, privacidade, corrupção e Brasil.
Palco Maracanã – Vai receber os autores muito midiáticos e influenciadores.
Auditório Madureira – Permite os encontros do público com escritores.

 

Visitação escolar

Mais de 112 mil estudantes já estão cadastrados para visitar o festival. Desde a primeira edição da Bienal, mais de 1,5 milhão de estudantes já visitaram o festival. Com o objetivo de aproximar crianças e adolescentes do universo literário, o projeto Visitação Escolar é destinado a alunos de escolas públicas e particulares, que terão seis dias especialmente reservados e com benefícios diferenciados. Alunos de escolas públicas indicadas por secretarias de Educação parceiras têm gratuidade na visita e ainda recebem, das prefeituras e do estado, um “dinheirinho” customizado para saírem do evento com pelo menos um livro.

Ingressos

A venda antecipada de ingressos está aberta pelo site www.bienaldolivro.com.br . O principal objetivo é oferecer mais conforto ao público, que poderá se organizar para ir na data que desejar, sem ficar preso a um dia específico na hora da compra. Com ingresso em mãos, também será possível entrar sem enfrentar filas. Este ano, haverá duas entradas para a Bienal, pelas avenidas Salvador Allende e Olof de Palme, que contam com estações de BRT. Haverá desembarque alternado, contribuindo para melhor movimentação do público. Para quem for de carro, haverá estacionamento no local e vagas extras no condomínio Ilha Pura, que fica ao lado do centro de convenções e eventos.

Serviço

Local: Riocentro – Avenida Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ
Data: 30 de agosto a 08 de setembro de 2019
Dias de semana: 09h às 21h
Sexta-feira: 09h às 22h
Finais de semana: 10h às 22h
Valor: R$ 30 (inteira)/ R$ 15 (meia-entrada)
Compra online: https://www.bienaldolivro.com.br/
Ponto de vendas no Solar de Botafogo (Rua General Polidoro, 180, em Botafogo): de terça a domingo, das 15h às 19h30.

 

PDF

Outros Releases

04/08/2019

Maior festival literário do Brasil oferece ‘uma Bienal para cada público’

Apresenta
Patrocinador Master
Patrocínio E-commerce
Patrocínio Café Literário
Patrocínio Segurança Oficial
Patrocínio Praça Leitura
Patrocínio Cultural
Apoio
Apoio Cultural
Patrocínio
Patrocínio Tecnologia Oficial
Parceiro de Mídia
Realização