nome

Releases

nome Voltar

Monge zen budista palestra para professores desacelerarem, na Bienal do Livro Rio

Autor de “As coisas que você só vê quando desacelera”, Haemin Sunim participa do Fórum de Educação, dia 3 de setembro

Um dos professores zen budistas mais influentes do mundo, Haemin Sunim, é o primeiro palestrante confirmado para o Fórum de Educação da XIX Bienal Internacional do Livro Rio, que acontece entre os dias 2 e 3 de setembro, dentro do festival, no Riocentro, Barra da Tijuca. Exclusivo para educadores, o espaço vai permitir que – durante o maior evento literário do Brasil – o professor tenha acesso a palestras específicas para ele, a fim de proporcionar não apenas aperfeiçoamento profissional como também inspiração e troca de experiências neste espaço que tem como finalidade pensar o professor nesse cenário dos novos desafios na educação.

“Acreditamos que trazer o Haenim Sunim é uma grande oportunidade para os professores repensarem a importância de prestar atenção nas pequenas coisas, exercitando o olhar sobre o seu cotidiano. Queremos que cada educador saia da fala do Sunim inspirado para cobrar menos por perfeição e buscar mais qualidade e profundidade nas relações que estabelece com ele, com o outro e com o mundo”, explica Rona Hanning, do Ler Conecta, que assina a curadoria do espaço. Para a curadora, a presença do monge traz uma nova maneira de enxergar pequenas coisas. “Isso contribui para a escola olhar com outros olhos o que a gente costuma entender por imperfeição. É inspirador para o professor olhar para si mesmo e para as relações no universo escolar”.

Nesta edição da Bienal, o Fórum de Educação, patrocinado pela Microsoft, será ampliado para valorizar e promover a integração entre esses profissionais e proporcionar dois dias inteiros (2 e 3/9) de experiências preparadas especialmente para eles. A proposta é permitir que, durante o festival, o educador possa se aperfeiçoar profissionalmente; se inspirar com inovações, métodos alternativos e cases de superação; e também ser ouvido.
Autor de “As coisas que você só vê quando desacelera”, traduzido para mais de 30 línguas e com mais de três milhões de exemplares vendidos pelo mundo, Sunim estará no Fórum de Educação no dia 3 de setembro, às 10h, e falará sobre atenção plena na contemporaneidade.

“Os professores são parte fundamental do estímulo à leitura na vida de todos nós. E para a maioria dos brasileiros, são os únicos pontos de contato da criança e do jovem com o universo da leitura. Nada mais justo do que valorizá-los e fazermos com que eles voltem um ou dois dias à Bienal, sem os alunos, para terem experiências inovadoras e enriquecedoras para a vida e a carreira deles”, defende Tatiana Zaccaro, diretora da Bienal.
Além de palestras, debates e conteúdos inspiracionais voltados à capacitação profissional, o Fórum de Educação inova ao trazer o “Talk das editoras”. Serão momentos em quem os professores poderão interagir diretamente com quem produz os livros que eles usam em sala de aula. A ideia é dar retorno sobre suas impressões, avaliações, experiências e, claro, sugestões. “O Fórum é também um convite para o professor visitar a Bienal e conhecer os estandes, os projetos das editoras e interagir com os profissionais do livro. Uma excelente oportunidade de troca e diálogo”, destaca Martha Ribas, do Ler Conecta, que assina a curadoria do espaço.

Para Marcos da Veiga Pereira, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), o espaço é essencial para a criação do hábito da leitura nas próximas gerações: “A missão da Bienal do Livro é mostrar a importância da leitura para construção da cidadania brasileira. Como ainda não temos uma família leitora, é papel das escolas e dos professores encontrar mecanismos de atrair os jovens para os livros, que são o meio fundamental de acesso ao conhecimento. O Fórum de Educação é uma ótima oportunidade de reunir professores, autores e pensadores para discutir os desafios de criarmos efetivamente uma nação leitora”.

Serviço:
Bienal Internacional do Livro Rio
Palestra Haemin Sunim – A atenção plena na contemporaneidade
Fórum de Educação
Data: 3 de setembro
Horário: 10h

BAIXAR PDF

Outros Releases

10/07/2019

Monge zen budista palestra para professores desacelerarem, na Bienal do Livro Rio

Apresenta
Patrocinador Master
Patrocínio E-commerce
Patrocínio Café Literário
Patrocínio Segurança Oficial
Patrocínio Praça Leitura
Patrocínio Cultural
Apoio
Apoio Cultural
Patrocínio
Patrocínio Tecnologia Oficial
Parceiro de Mídia
Realização